Criatividade em risco ou evolução digital?
A inteligência artificial está cada vez mais presente na criação de conteúdos digitais, redefinindo a forma como consumimos e produzimos informação. Em 2025, a produção digital enfrenta desafios significativos diante de algoritmos cada vez mais sofisticados, que impactam diretamente a originalidade e a autenticidade das criações.
Segundo um relatório da International Data Corporation (“IDC”), os gastos globais com tecnologias de suporte à IA devem ultrapassar US$ 749 bilhões até 2028, impulsionados pela adoção massiva dessas ferramentas em diversas indústrias. [1]
Além disso, um estudo da Goldman Sachs estima que a adoção generalizada da IA pode aumentar o PIB global em 7% ao longo de 10 anos [2]. No entanto, esse crescimento vem acompanhado de desafios, já que o mesmo relatório aponta que até 300 milhões de empregos no mundo podem ser afetados pelo avanço da inteligência artificial [3].
O crescimento das ferramentas de IA na produção de conteúdos está dominando a geração de textos, imagens e vídeos. Um levantamento da PwC indica que 40% das empresas de mídia e tecnologia já utilizam IA para criação de conteúdo, enquanto um estudo da McKinsey aponta que a automação criativa pode aumentar a produtividade em até 30%. Se por um lado elas oferecem acessibilidade e produtividade, por outro, há o risco de homogeneização dos conteúdos e redução da criatividade humana.
Diante desse cenário, como garantir que a produção digital continue inovadora e autêntica?
- Autenticidade vs. automação: o excesso de conteúdos gerados por IA pode saturar as plataformas digitais. Criadores e empresas precisam encontrar maneiras de se diferenciar;
- Desinformação e ética: o avanço da IA demanda uma nova abordagem regulatória para garantir que o conteúdo digital seja não apenas criativo, mas também sustentável e confiável, preservando a ética e combatendo a desinformação.
O equilíbrio entre o uso da IA e a manutenção da criatividade humana será essencial. A personalização e a conexão emocional continuarão sendo diferenciais no cenário digital, exigindo um olhar estratégico tanto de criadores quanto de empresas.
A regulamentação da IA e seus impactos no mercado digital estão em constante evolução. Aqui no escritório, trabalhamos lado a lado com nossos clientes para garantir que inovação e segurança jurídica caminhem juntas. Nosso objetivo é oferecer suporte estratégico, assegurando a proteção de direitos autorais e de propriedade industrial, bem como a conformidade regulatória sem inviabilizar projetos ou limitar o potencial criativo das empresas.
Diante desse cenário dinâmico, a busca por soluções jurídicas bem estruturadas é essencial para transformar desafios em oportunidades e permitir um crescimento sustentável no setor.
Rená Costa
[1] In https://www.idc.com/getdoc.jsp?containerId=prUS52691924.
[2] In https://www.goldmansachs.com/insights/articles/generative-ai-could-raise-global-gdp-by-7-percent.
[3] In Inteligência artificial pode afetar 300 milhões de empregos no mundo, diz Goldman Sachs | CNN Brasil.