Aplicações de blokchain na indústria

Hoje, 25 de maio, é considerado dia Indústria e vale lembrar os avanços que a tecnologia proporcionou à sociedade e aos negócios transformando a indústria, antes alimentada por energia a vapor (1.0), da linha de montagem à produção em massa (2.0) e posteriormente a automação digital (3.0), além claro, da mudança no “fazer” das empresas através da internet das coisas (4.0) que proporciona experiências inovadoras ao consumidor.

Criada na Alemanha em 2012, a indústria 4.0 é conhecida pelo conjunto de tecnologias de informação, controle e integração a qual representa gestão de milhares de dados. E é por meio da blockchain que essa gestão se torna mais segura, transparente e descentralizada.

Uma vez inseridas num sistema de blockchain as informações podem ser rastreadas, mas nunca alteradas ou apagadas. Significa que cada unidade de produto ou bem pode ser identificado e localizado. E há um banco de dados a cerca do produto, do qual, cada ponta do processo de produção tem um nível de controle para acessar as informações, descentralizando assim o poder e a responsabilidade dos envolvidos sobre o conteúdo garantindo a transparência dos processos.

O setor financeiro foi pioneiro no uso da tecnologia blockchain. Por este motivo, muitos a conhecem como ambiente-meio para criptoeconomia. E é mesmo! Mas para além do Bitcoin, atualmente, essa tecnologia é utilizada por diversos nichos de mercado sendo aproveitado seu alto potencial de segurança e rastreabilidade.

São exemplos de usos da blockchain pela indústria: controlar os trajetos e dados de armazenamento de produtos por empresas de logística; garantia de qualidade dos lotes de alimentos e bebidas monitorados a cada fase de produção; o destino final da matéria por empresas de reciclagem; dados de ações preventivas e corretivas executadas por técnicos de suporte; prontuários e dados sensíveis de pacientes em clínicas e hospitais; registro de autenticidade de medicamentos; compartilhamento e colaboração em pesquisas científicas; verificação da cadeia produtiva de indústrias têxteis e diversas outras aplicações.

O grande trunfo da indústria com uso da blockchain é poder reduzir as possibilidades de fraudes ou falhas por erro humano, é possibilidade de verificação de garantia de qualidade e autenticidade do produto em todos os seus processos em tempo real.

Uma tecnologia como essa tem mudado os negócios aumentando a produtividade ao passo que ajuda a reduzir custos e desperdícios. E a sua empresa, já está imersa na blockchain?  Nosso escritório tem expertise no segmento tecnológico. Agende uma consulta e saiba como transformar seus negócios.

Leia mais: Rede varejista de fast fashion usa blockchain na gestão de produtos 

Como a blockchain pode ajudar a indústria sustentável?

O que você procura?

blockchainComeça o prazo para entrega da Declaração de Retenção de Imposto de Renda 2019