Como você cuida dos contratos da sua empresa?

Contratos são instrumentos jurídicos muito importantes e que nem sempre recebem a atenção que merecem pelas empresas. Muitas vezes o documento enviado para formalizar aquela negociação que levou dias para ser finalizada, não retrata exatamente o que foi acordado pelas partes. Por isso, é essencial que esse documento seja revisado por um advogado que esteja por dentro de todos os aspectos comerciais que foram pactuados. Também não adianta nada a revisão jurídica se os termos da negociação não forem passados para conhecimento do especialista durante esse processo de revisão.

Na verdade, o procedimento mais adequado é o advogado já participar da própria negociação, para entender qual é a real intenção das partes, podendo, assim, melhor definir o instrumento jurídico ideal para aquele negócio. Uma boa gestão de contratos evita problemas futuros e, principalmente, o descumprimento dos contratos, que leva, muitas vezes, ao Judiciário.

Estamos entrando na fase da automação dos contratos, com os Smart Contracts, que facilitam a execução e cumprimento de obrigações contratuais, mas, para isso, é fundamental uma excelente política de governança contratual. Então, se você ainda não dá a devida atenção aos contratos da sua empresa, está mais do que na hora de cuidar desse assunto!

Conte conosco para criar uma política de governança e gestão contratual.

 

 

Start typing and press Enter to search

bdao