Conheça os tipos de franquia

No post de hoje vamos falar sobre os diferentes tipos de franquia, elucidando as peculiaridades de cada uma delas, para que você, que está buscando se informar sobre esse tipo de negócio, possa tomar uma decisão mais segura.
Dependendo do perfil do investidor e de sua capacidade de investimento e gerenciamento das atividades, diferentes tipos de franquias podem se adaptar melhor às necessidades e ambições do investidor.
Franquia unitária
Neste modelo, o franqueador cede o direito de abertura de uma unidade (uma loja, um quiosque, um carrinho de vendas, entre outros), com exclusividade de atuação em local pré-determinado pelo franqueador.  O mesmo franqueado pode adquirir outras franquias unitárias, dependendo de sua capacidade financeira, histórico de vendas, crescimento e plano de expansão do franqueador.
Franquia Master
O Master Franqueado normalmente é um executivo ou empresa experiente em administrar negócios do varejo e estabelece um contrato com o franqueador para implementar ou cooperar com o projeto de crescimento das unidades franqueadas. O contrato permite que ele treine e capacite as unidades franqueadas em uma determinada região. Para alguns franqueadores, o Master Franqueado também pode ficar responsável pela internacionalização da marca da empresa.
Franquia de Desenvolvimento de Área
A esse tipo de franqueado é cedido o direito para explorar uma determinada região, ficando esse com o compromisso de explorar mais de uma unidade num período de tempo específico, determinado no contrato de franquia.
Percebam que cada tipo de franquia deverá ter um tipo de contrato específico, especialmente em relação às atribuições e responsabilidades dos franqueados.
Falaremos mais detalhadamente sobre taxas e royalties no próximo post.
Abraços!
Emília Malgueiro Campos

O que você procura?