© 2018 Dinamara Lopes
Um tema comum entre a maioria das pessoas em tempos de desenvolvimento de novas tecnologias e negócios é o Empreendedorismo. Mas empreender requer alguns cuidados, um deles é a escolha e registro da marca.
Investir em um negócio sem se preocupar em realizar uma busca e o consequente registro da marca junto ao INPI, pode gerar um alto custo e muito preocupação, quando você descobre que já existe alguém utilizando a mesma marca que você e, pior que isso, com registro no INPI, que é o órgão responsável pelos registros de marcas no Brasil.
Por isso, vamos relacionar 8 aspectos importantes a serem observados no processo de registro da sua marca:
- Faça uma boa busca de viabilidade de sua marca junto ao INPI e em outros sites de busca, pois é nesse momento que você levanta as anterioridades que podem atrapalhar o seu registro;
- Não inicie a divulgação da sua marca antes de realizar a busca e iniciar o processo de registro;
- Cuidado com marcas muito descritivas, genéricas ou relacionadas ao produto ou serviço que identificam, pois estas não são passíveis de registro.
- Atenção com as expressões estrangeiras, pois elas são consideradas como sua tradução em português.
- Expressões de propaganda não podem ser registradas como marca.
- Após o pedido de registro da marca é importante que sua marca seja monitorada para impedir que terceiros tentem registrar marcas desnecessariamente semelhantes, evitando a diluição da marca.
- Não deixe de se manifestar em caso de Oposição, você tem o prazo de 60 dias para o fazer.
- Procure sempre um especialista para auxilia-lo no processo, que pode demorar e apresentar algumas surpresas, o especialista vai ajudar a minimizar riscos e custos.
Teste de biografia