PIX promete facilidade em saques e operações sem taxa

Banco Central anuncia saques em lojas varejistas

O Sistema Nacional PIX de Open Banking já apresentado aqui no blog (leia aqui) além de permitir pagamentos instantâneos, também vai disponibilizar às pessoas físicas saques em dinheiro em lojas de varejo vinculadas às 980 instituições financeiras (bancos e fintechs) habilitadas ao Sistema.

A novidade foi anunciada esta semana (22/06) pelo Banco Central que garante gratuidade aos usuários das transações online no Sistema. As instituições participantes, no entanto, deverão custear essas operações e a taxa por operação deverá ser definida no mês de agosto durante o Fórum de Pagamentos Instantâneos.

Além disso, 120 das empresas habilitadas fornecerão suporte tecnológico para que as outras 860 possam operar.

Entre as possíveis empresas colaboradoras desse Sistema está o Facebook que já havia sido orientado a somar ao PIX o seu sistema de pagamentos WhatsApp Pay, lançado no Brasil em 15 de junho e encerrado em 23 de junho por determinação do Bacen. A decisão foi motivada pela manutenção de um sistema único, interoperável e competitivo em detrimento de múltiplas plataformas semelhantes que poderiam se formar ao longo do tempo.

Continue acompanhando as novidades no mercado de fintechs. Assine nossa newsletter.

O que você procura?

Lei do Agronegócio nº 13.986/2020Instrução Normativa RFB nº 1.991/2020