Rede varejista de fast fashion usa blockchain na gestão de produtos

Instituto C&A é parceiro do Instituto Alinha para usar blockchain na gestão da produção têxtil

A rede varejista de moda C&A, criada pelos irmãos holandeses Clemens e August, e o Instituto Alinha (brasileiro) têm trabalhado juntos pela sustentabilidade no trabalho da indústria têxtil e pela conformidade nos processos de produção.

As duas organizações mantêm o objetivo de contar aos seus consumidores histórias de valor através do trabalho mais humanizado, condições de saúde ocupacional em conformidade com as legislações para a indústria, além da geração de oportunidades.

Vale lembrar que a C&A já foi ré em ações trabalhistas por descumprir o pagamento de horas extras e os períodos de descanso em intervalos e folgas. No entanto, nos últimos anos tem se mostrado comprometida com uma série de ações em torno da valorização de pessoas, dentre elas a contratação da Alinha Tag.

Utilizando a tecnologia blockchain o Alinha controla dados de adesão de pequenas fábricas de vestuário e faz a verificação de requisitos de conformidade como formalização dessas empresas; qualidade das instalações; organização, saúde e segurança ocupacional; e justas relações de trabalho.

Com código de rastreamento gerado pela blockchain e inserido nas peças de roupa, os consumidores da C&A podem acessar o sistema de leitura do código chamado Alinha Tag para conhecer a origem do produto, assim como o seu processo de produção.

Para a rede de lojas, os benefícios vão além do rastreio dos pedidos. A blockchain permite gerir com mais exatidão as informações de produtores e peças confeccionadas. A relação entre empresa e fornecedores também é fortalecida no que gera transparência em todas as etapas de produção e controle de qualidade.

Este é um dos exemplos de uso da blockchain na indústria. Leia outros casos aqui:

Petrobrás acredita na blockchain para redução de custo do combustível

Como a blockchain pode ajudar na indústria sustentável?

Blockchain para facilitar assistência a pessoas com deficiência

Blockchain e benefícios na medicina

Blockchain crescente nos serviços de nuvem no Google

 

O que você procura?

startupblockchain na industria