Sites fraudulentos têm características visuais muito similares ao site da Receita
A Receita Federal alertou aos contribuintes esta semana sobre a existência de sites maliciosos que põem em risco a segurança da conexão e dos dispositivos utilizados pelos internautas para captar dados e cometer fraudes.
A Receita indica que os sites oficiais de órgãos federais possuem a terminação .gov.br no endereço.
O site oficial para envio da Receita é http://receita.economia.gov.br/ pelo qual é possível acessar o programa de envio da Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física.
É importante notar que o caso descrito ocorre também com diversas empresas públicas e privadas, de serviços e produtos. Assim, o internauta precisa ter atenção antes de abrir qualquer página. Seguem algumas dicas:
Em geral, páginas com cadeado posicionado à frente da barra de endereço do browser, com o código https no início do endereço ou selo de site blindado indicam conexão segura.
Ao encontrar um link encurtado o ideal é procurar em buscadores ou sites de encurtadores de links, via de regra esses sites informam o endereço original.
Numa tentativa de phishing, por exemplo, o internauta pode receber por e-mail mensagens que o levem para links falsos. Neste caso, deve-se observar o endereço se o endereço de email e o site descritos na mensagem correspondem ao nome da empresa, assim como promoções e liquidações consoantes com o perfil de consumo do titular do email, o preço praticado no mercado e a existência erros de português.
Fique atento para não ser vítima de fraudes!
Quer saber como proteger sua empresa de ataques cibernéticos? Assista esse vídeo Segurança da Informação
Teste de biografia