Petrobrás acredita na blockchain para redução de custo do combustível

Descentralização acelera os processos e os torna mais transparentes

As características da tecnologia blockchain de descentralizar o controle das informações e ao mesmo tempo não ser possível fraudar os dados nela contidos, beneficia os processos de auditoria da Petrobrás.

A distribuidora tem utilizado essa tecnologia na auditoria que além de ter o custo e o tempo de execução reduzidos, ganha maior transparência no controle da cadeia produtiva de combustíveis.

Com o recurso do smart contract na área de operação logística é possível rastrear caminhões e navios durante o transporte dos comodities. Isso possibilita acompanhar o produto desde a produção até a chegada aos consumidores finais.

Existe um QR code pelo qual é permitido ao consumidor acompanhar o trajeto da refinaria até o abastecimento dos postos credenciados, conferindo assim a veracidade na origem e qualidade do produto. Uma facilidade que reflete no comportamento do consumidor mais atento o qual indiretamente age para a autorregulação do setor.

Uma vez que a Distribuidora consegue reduzir tempo e custo nas atividades mencionadas há uma relativa e consequente baixa no preço final dos combustíveis que poderão ser repassados ao consumidor.

 

Fonte: Blockmaster Notícias

Start typing and press Enter to search

stock optionblockchain e sustentabilidade