O que esse termo “engenharia social” tem a ver com golpe?
Pois bem, engenharia social é uma forma de driblar a segurança de uma organização sem que grandes recursos sejam utilizados, ou seja, explora-se as falhas de segurança utilizando pessoas que, por desconhecerem determinados ataques, acabam sendo manipuladas e executam ações prejudiciais às organizações.
O que acontece é um simples convencimento do indivíduo a abrir um anexo ou clicar em um link enviado por e-mail. O indivíduo, portanto, voluntariamente permite a instalação ou ele mesmo executa um malware, que pode não ser identificado por um antivírus porque essa ferramenta é focada em monitorar e combater invasões externas.
Por que o Phishing é o golpe mais conhecido?
É o mais conhecido por ser o mais utilizado hoje em dia por criminosos. Trata-se de ato barato e passível de ser aplicado em milhões de contas. Consiste em criar uma mensagem bem convincente que pode ser até do governo, mas também de uma loja famosa, de uma instituição financeira e até de um escritório de advocacia.
Os criminosos aproveitam da credibilidade dessas entidades justamente para facilitar o convencimento daquele que receber o e-mail.
Por qual motivo nós aqui da MCZ Advocacia resolvemos reforçar o alerta sobre esse tema?
Justamente porque hoje o endereço de e-mail e o telefone de contato de nosso escritório foram usados por um desses criminosos em uma tentativa de golpe e, claro, não temos qualquer envolvimento com essa ação!
Assim que tomamos conhecimento, como previsto em nossos procedimentos internos, imediatamente acionamos o nosso time de segurança da informação. Embora não se trate de um incidente de segurança, medidas técnicas foram tomadas, registros foram efetuados e, com esse texto, decidimos publicar esse conteúdo para reforçar o alerta com algumas dicas:
– desconfie de links de e-mails;
– não clique em links ou baixe arquivos recebidos de remetentes desconhecidos;
– treine o seu time interno sobre esses golpes;
– não compartilhe contas bancárias, senhas, números de documentos por e-mail; e
– ao desconfiar de uma mensagem, faça como as pessoas que entraram em contato conosco, contate a organização ou instituição.
Outros sites e entidades como 10 Dicas para se proteger de Ataques de Phishing (oficinadanet.com.br), 5 dicas para proteger-se de ataques de phishing | dfndr blog – PSafe, 10 dicas para se proteger do phishing | Blog oficial da Kaspersky e Phishing: confira 8 dicas para se proteger (clear.sale) também sugerem outras medidas. Vale a pena observá-las.
Se você receber algum comunicado nesse contexto, desconfie e nos acione imediatamente. Isso nos ajudará a combater esse crime e a alertar cada vez mais pessoais.
Ficou alguma dúvida, entre em contato conosco!
#golpes #segurancacibernetica #phishing #engenhariasocial #malgueirocamposzardo #mcz
Teste de biografia