Como a blockchain pode ajudar a indústria sustentável?

“Carne fraca” nunca mais! Blockchain é utilizada por indústrias de alimentos para controle de qualidade

Há uma longa cadeia responsável pela produção e entrega de produtos alimentícios aos consumidores. Na indústria alimentícia grandes marcas utilizam até hoje processos burocráticos e passíveis de falhas do plantio ou criação até chegar nas gondolas de supermercado.

Para otimizar esses processos e garantir a qualidade dos produtos, produtores e varejistas como BRF, Carrefour e Nestlé estão utilizando a tecnologia blockchain no rastreio de seus produtos. Estas marcas participam do programa Food Trust, da IBM, cujo foco é garantir transparência e atender aos critérios de conformidade para qualidade dos alimentos.

O Programa permite que por uso de QR code e a internet das coisas (IoT) tanto os responsáveis técnicos como os gestores mantenham-se atentos e sejam notificados via sistema sobre potenciais falhas ou falhas já existentes para que tomem medidas corretivas, evitando assim prejuízos e entrega inadequada aos consumidores finais.

Já os consumidores, têm a possibilidade de receber informações precisas via aplicativo, assim como informar algo percebido no produto adquirido que esteja fora dos padrões e, claro, decidir pela compra ou não dos produtos depois de conhecidas informações como: modo de criação, abate e condições veterinárias no caso das carnes; lotes, origem, transporte, para todos os casos.

No Brasil, o Carrefour, por exemplo, além de já oferecer nos estabelecimentos do Estado de São Paulo alguns produtos Sadia com QR code para esse recurso ao consumidor, a rede pretende expandir até 2022 o uso dessa tecnologia às linhas de ovos, peixes e frutas.

Além disso, a gigante francesa trabalha no seu próprio programa de “Garantia de Origem” que abrange produtos da marca Carrefour com pelo menos 160 itens produzidos pelos seus fornecedores.

Como se vê, a blockchain permite às indústrias maior controle dos processos, veracidade das informações e transfere credibilidade por meio da qualidade.

Os departamentos de controle de qualidade e projetos sustentáveis já colhem resultados positivos e os maiores beneficiados são os consumidores os quais passam a consumir mais e com segurança.

 

Leia também: Blockchain para facilitar assistência a pessoas com deficiência

O que você procura?

Petrobráscriptoativos