Como proteger os dados pessoais de quem sua empresa coleta

Este mês de abril já está marcado pelo risco de vazamento de dados. As mídias sociais Facebook e Linkedin tiveram em algum momento no passado falhas de compartilhamento de dados coletados dos seus usuários, o que resultou esta semana em mais de 500 milhões de usuários afetados cada uma.
Em ambos os vazamentos foram roubados e postos à venda na dark web IDs de contas, nomes completos, endereços de e-mail, números de telefone, informações sobre locais de trabalho, gênero e links para outras redes sociais.

E como evitar que esse tipo de crime aconteça?

O trabalho constante da equipe de tecnologia com a verificação e atualização de softwares certamente é um ponto crucial. A implantação de verificações duplas de segurança e troca de senhas de acesso periodicamente são boas saídas para evitar a ação criminosa no mundo digital. Campanhas educativas para orientar usuários a não acessarem serviços e links suspeitos também ajuda a criar um ambiente online mais seguro.

Mas, do ponto de vista jurídico, o documento de Políticas de Uso e Termos de Privacidade ampara a empresa e certifica aos usuários dos serviços online sobre a idoneidade da empresa e deve deixar claras as intenções de uso dos dados coletados.

Na mesma linha da tecnologia, o departamento de compliance precisa revisar e atualizar periodicamente os contratos de parceria e fornecedores, realizando a due diligence, com vistas ao seu melhor desempenho em relações empresariais mais seguras, com parceiros igualmente idôneos e preparados tecnicamente para atender.

Não conhece ainda o termo due diligence? Temos uma publicação explicando, clique para ler.

Sua empresa já atualizou a Política de Privacidade e os Termos de Uso segundo a Lei Geral de Proteção de Dados? Ainda não? Agende uma consulta agora mesmo e saiba como proceder.

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