COMECE 2026 COM SEGURANÇA: A LGPD COMO PRIORIDADE EMPRESARIAL O início de um novo ano é o momento ideal para organizar a empresa, revisar estratégias e estruturar decisões que impactarão todo o exercício. Para 2026, uma prioridade que não pode ser ignorada é a adequação…
GOLPES EM MARKETPLACES: ATÉ ONDE VAI A RESPONSABILIDADE DAS PLATAFORMAS? O crescimento acelerado do comércio eletrônico transformou os marketplaces em um dos principais canais de compra e venda no Brasil. Plataformas que intermediam negociações entre vendedores e consumidores oferecem praticidade, variedade de produtos e preços…
AUTOCUSTÓDIA, STABLECOINS E CÂMBIO NA NOVA REGULAÇÃO DO BANCO CENTRAL DO BRASIL A recente regulamentação editada pelo Banco Central do Brasil para o mercado de ativos virtuais introduz um dos movimentos mais sensíveis e controversos do novo marco regulatório brasileiro: o enquadramento de determinadas operações…
ATIVOS VIRTUAIS: O MERCADO QUE FINALMENTE GANHOU RG, CPF E… SENSO DE RESPONSABILIDADE Se você piscou em 2024, talvez tenha perdido o momento exato em que o Brasil saiu da adolescência regulatória dos ativos virtuais e entrou oficialmente na vida adulta. Sim, estimado leitor: chegou…
SEU BENEFÍCIO FISCAL ESTÁ NA MIRA DO GOVERNO? A Câmara dos Deputados deu um passo importante que pode impactar diretamente o seu planejamento tributário. Foi aprovado um projeto de lei (PLP 128/2025) que propõe uma redução de 10% em diversos benefícios fiscais federais e, ao…
PROPRIEDADE INTELECTUAL COMO UM EIXO CENTRAL DAS ESTRATÉGIAS EMPRESARIAIS O ano de 2025 consolidou a propriedade intelectual como um eixo central das estratégias empresariais, deixando claro que ativos intangíveis (marcas, patentes, direitos autorais e software) passaram a ocupar papel determinante na geração de valor, na…
O CUSTO DO CAPITAL NO BRASIL: JCP, DIVIDENDOS E O FUTURO DO INVESTIMENTO A RECONFIGURAÇÃO DO CUSTO DE CAPITAL: MAIS DO QUE AJUSTES, UMA NOVA REALIDADE ESTRATÉGICA Em um momento em que as empresas ainda assimilam as complexidades da Reforma Tributária sobre o consumo, o…
AS NOVAS REGRAS DO BANCO CENTRAL PARA ALTERAÇÕES SOCIETÁRIAS DE VASPs A partir das Resoluções 519, 520 e 521, do Banco Central do Brasil, as prestadoras de serviços de ativos virtuais deixam de existir em uma zona híbrida entre tecnologia e negócio emergente e passam…

