O que fazer para por ordem às atividades internas e proteger os negócios
Diante da pandemia do Corona vírus, que deixa o mundo inteiro em crise e preocupa empresários e investidores, o momento exige medidas de prevenção ao contágio e proteção aos negócios.
Em primeiro lugar, é imprescindível zelar pela saúde dos colaboradores e de todos que circulam no ambiente da empresa. Faça isso orientando adequadamente sobre ações de prevenção e provendo itens de limpeza e higiene pessoal recomendados pelo Ministério da Saúde, como é o caso da maior frequência na lavagem das mãos e na limpeza dos ambientes, com o uso de álcool em gel 70%. Além disso, oriente sobre os direitos trabalhistas no que tange o acesso ao serviço médico privado contratado pela empresa.
Quando possível, autorizar o trabalho remoto. Para garantir que não se percam os objetivos e metas das equipes, defina as pessoas que necessitam trabalhar presencialmente e aquelas que farão home office (por exemplo aquelas que fazem parte de grupos de risco). Oriente e acompanhe o trabalho à distância com um checklist de entregas diárias, considerando metas reais e intervalos de descanso. Se não for possível, organize horários alternativos de entrada e saída para evitar o alto fluxo de pessoas.
Se já houver suspeita do contágio, é importante manter a pessoa em isolamento social e observação por pelo menos 14 dias, independentemente da função que ela exerça na empresa.
Alinhar com fornecedores e clientes as ações tomadas e a rotina da empresa de modo a garantir a continuidade dos negócios. Como o momento exige cautela e isolamento social, é compreensível que contratos venham a ser interrompidos ou adiados, – e em alguns casos permitidos por lei devido ao direito e responsabilidade coletivos – mas antes de tomar qualquer decisão, consulte seu advogado e revise todos os contratos de forma prevenir perdas.
É preciso cancelar eventos, viagens e reuniões presenciais. A tecnologia hoje nos possibilita diversos instrumentos para manter a agenda de negócios via internet, por isso, aposte no serviço de vídeo conferência para evitar contato físico e aglomerações; transfira treinamentos e outros eventos para webinar; utilize serviço de certificação de contratos via Blockchain, que evitam deslocamento e circulação em cartórios e outros ambientes cheios de pessoas.
Em cenários de crise, tenha pessoas chave para lidar com aprovações de verbas e notificações de última hora, assim como comunicar com transparência e rapidez as decisões tomadas.
No Malgueiro Campos Advocacia estamos praticando home office e atendendo nossos clientes via Advogado Online, nosso serviço de consultas à distância. Permanecemos à disposição também via telefone e e-mail, das 9h às 18h.
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