Um novo tipo de empresa, baseada na tecnologia do Blockchain, chamada de DAO, Decentralized Autonomous Organization, ou Organização Autônoma Descentralizada, promete ser uma revolução em termos de estrutura empresarial. DAO é uma combinação de programa de computador, blockchain, smart contracts e pessoas que formatam, por meio dos fundadores, as regras de governança de como a empresa irá funcionar.

Uma DAO possui stakeholders que detém tokens que representam cotas ou ações da empresa e cujo objetivo é o aumento do valor de seus tokens. Os detentores dos tokens tem o direito de votar sim ou não para os projetos apresentados para a organização. No entanto, ao invés de contratar empregados, uma DAO faz contratações para projetos que, após votados, se aprovados pelos donos dos tokens são iniciados.

E esses projetos devem cumprir um prazo e um budget pré-aprovados. Ao contrário das instituições tradicionais, onde quando um projeto não vai bem o gestor é chamado para conversar, ou leva uma bronca, em um sistema pouco eficiente, dentro de uma DAO, se um projeto não é eficiente ele é simplesmente retirado pelos donos dos tokens que votaram nele.

Essa estrutura incentiva que o trabalho seja bem feito, dentro do prazo e do budget aprovado, pois tudo é organizado em torno de smart contracts e valores, e não pessoas, egos e hierarquia. Não há espaço para líderes e gestores ineficientes em uma DAO.

Em um futuro próximo, as pessoas não trabalharão mais para empresas, mas, sim, para projetos em várias e diferentes DAO’s.

 

Start typing and press Enter to search

3leao imposto de renda fisco receita federal 1392932671036 956x500 800x400